Onde meu lixo vai parar?

Aterro Sanitário!

Todos os dias ocorre o descarte de milhares de toneladas de lixo em aterros sanitários e até mesmo em lixões. Por outro lado, as políticas de reciclagem existentes não são suficientes para atingir e conscientizar a população dos problemas que isso pode trazer para nós mesmos.

Será que destinar para aterros sanitários tudo o que descartamos é correto?

Você sabia que os resíduos sólidos são classificados em 9 classes diferentes? Além dos resíduos que geramos em nossas casas, chamados de resíduos sólidos urbanos, existem os resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais, resíduos da construção civil e tantos outros. Para cada um desses resíduos deve haver uma forma correta de descarte. No caso dos resíduos urbanos, por exemplo, apenas no ano de 2013 foram geradas mais de 76.387 mil toneladas emtodo o país. Nesse mesmoano a taxa de reciclagem foi de 27%. Ou seja, de todos os materiais recicláveis que nós geramos apenas 27% foram realmente reciclados. (Fonte: ABRELPE/CEMPRE).

Você conhece o problema do lixo, gostaria de descartar esses materiais em um local correto mas não sabe onde ficam esses pontos. A rotina, o marido, a esposa, filhos e vizinhos também não sabem como colaborar e assim esse "problema invisível" se torna cada vez maior.

Após um longo debate foi decidido que a responsabilidade dos resíduos produzidos não deve ser somente dos municípios mas também das indústrias, importadores e comerciantes e até mesmo de cada um de nós, consumidores.

Portanto, o ideal seria que a sociedade tivesse um maior comprometimento em relação ao descarte correto e que não tivessemos mais problemas com espaço em aterros, afinal, quando falamos em Brasil, somente 18% das cidades possuem programas de coleta seletiva que sejam relevantes (Fonte: CEMPRE/2014). Foi pensando nisso tudo que resolvemos criar o EcoGarbage, seja sustentável e salve o seu mundo!

A solução

O EcoGarbage é um serviço de informação para a população que a partir do ponto de localização da pessoa, informa e notifica locais onde existam EcoPontos, locais para descarte correto de itens recicláveis, lixos eletrônicos e outros resíduos que não devem ser dispensados no lixo comum.

A proposta do serviço, além de mostrar os pontos de coleta, é orientar toda a sociedade de que o nosso consumo privado afeta todo um ecossistema: o coletor individual que passa em nossos bairros, o catador que depende dos materiais recicláveis, o caminhão de lixo que deposita no aterro sanitário, o chorume gerado que atinge o lençol freático, deixa o solo dessa região inutilizável e traz despesas ao município, que acaba sendo repassada para a população.

E como nossa aplicação pode auxiliar cada nicho independente, mesmo sabendo que isso é problema de todos nós?

Meio Ambiente

Nos últimos anos temos recebido respostas, gritos desesperados da natureza em reação ao nosso consumo exagerado, ao descarte incorreto, à poluição e também ao desperdício.
Nós podemos e devemos mudar essa realidade: o que fazemos hoje influencia as gerações futuras!

Sociedade

A informação exposta de forma clara e a interação são as chaves para a que o usuário seja beneficiado com a aplicação. Se você tiver conhecimento de um EcoPonto que não esteja cadastrado em nosso sistema, fique a vontade para adicioná-lo e ajudar a construir uma ferramenta de utilidade pública!

Cooperativas de Catadores

Através de nossa aplicação os usuários poderão se mobilizar e informar a existência de material reciclável para ser coletado, contatando diretamente as cooperativas de catadores existentes em sua região. Também é possível notificar os usuários quais os dias e horários em que a Coleta Seletiva atende seu bairro, facilitando o programa de coleta.

Empresas

Levando em consideração a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto (Lei 12.305 de 2010) nossa solução atende às indústrias, importadoras e distribuidoras e aos estabelecimentos comerciais de forma completa ajudando-os a obter relatórios e ter um controle de como sua ação em conjunto com cooperativas e iniciativas de reciclagem está impactando a sociedade e contribuindo parao atendimento à lei.

Equipe

Our Thinkers and Makers

Cristofer Sousa

Chief Operating Officer

Deyse Sande

Project Manager

Tamires Moreira

Chief Financial Officer

Ederson Garcia

Developer Pro

Renato Binoto

Reverse Logistic

Matheus Barreto

Product engineer

Entre em contato, agora mesmo! :)

Mensagem